O famoso tip (gorjeta) é alvo constante de discussões e debates. Depois da pandemia da Covid-19 e com o crescimento das transações online, a sensação é que temos que pagar tip o tempo todo para todo mundo nos Estados Unidos.
Pagar tip, em teoria, é algo espontâneo, mas experimente sair de um restaurante sem pagar gorjeta. O garçom vai correr atrás de você perguntando o que aconteceu e você vai ficar constrangido. Mas e em cafeterias, Uber, delivery, fast food, padarias, salão de beleza, drive through e take out? Qual a etiqueta do tip?
Para a pesquisadora Lizzie Post do Emily Post Institute, as pessoas estão, de fato, se sentindo pressionadas a pagar gorjeta em todos os lugares. “Nos Estados Unidos o tip está fora de controle, pois a gorjeta está sendo requisitada em locais onde não eram anteriormente”, afirma. “Quando o tip é requisitado e o consumidor não está esperando, ele se sente desconfortável e menos generoso”.
A dica dos especialistas é simples: não se estresse e pratique o bom-senso.
Restaurantes
A etiqueta da gorjeta diz que 15% é OK, mas o recomendado é pelo menos 20% quando o serviço for bom e, no mínimo, 10% se o serviço não for satisfatório.
Para fast-food e take-out: não há necessidade de pagar gorjeta. Se eles levarem o pedido até o carro, o valor deve ser de 10%.
Food trucks: 10%, a menos que o serviço seja tão bom que você queira pagar mais.
Bartenders: entre $1 e $5 dólares por bebida.
Em padarias, lanchonetes e cafeterias a regra é dar tip se você quiser. Não fique constrangido se o atendente virar o tablet e você apertar “no tip”.
Outras categorias:
Delivery driver, Uber e Lyft driver:entre 15 a 22%.
Pet shop: 10% do valor do serviço e 20% se você tiver um animal difícil.
Salão de beleza: entre $5 e $20, dependendo do serviço executado.
Manicure e pedicure: entre $5 e $10.
Leia mais aqui.
Gostou desta dica? Siga nossa página no Instagram @apf_translator e acompanhe as notícias deste blog.